Serviços Públicos

COLETA SELETIVA

A coleta seletiva em Sorocaba é executada pelas cooperativas que mantém acordo de cooperação com o município, realizam a coleta porta a porta, triagem e comercialização dos resíduos passíveis de reciclagem, as quais recebem apoio da Prefeitura.

O Município é atendido por duas cooperativas, a COOPERESO (Cooperativa de Trabalho e Social de Egressos e Familiares de Egressos e Reeducandos de Sorocaba e Região) e a CORESO (Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Sorocaba), as quais atendem cerca de 28.780 residências, no sistema de coleta porta a porta, e conseguem reciclar cerca de 330 ton/mês de resíduos.

As cooperativas também coletam, triam e comercializam os equipamentos eletroeletrônicos, como celulares, computadores, impressoras, máquinas fotográficas, calculadoras, bem como as pilhas e baterias, são produtos que podem conter elementos tóxicos e cujo descarte incorreto pode causar danos ao meio ambiente.

Cada Cooperativa é responsável por atender um setor de coleta no Município, sendo:

COOPERESO: Zonas Central, Sul, Noroeste e Nordeste

CORESO: Zonas Norte, Oeste e Leste

Se você tem interesse em participar da coleta seletiva, entre em contato com a cooperativa responsável pelo seu bairro para consultar a viabilidade de atendimento de sua residência. Caso a cooperativa informe a inviabilidade em coletar seu resíduo, o mesmo pode ser levado diretamente até as cooperativas de reciclagem, nos seguintes endereços:

1 – COOPERESO

A cooperativa possui cerca de 90 cooperados, sendo responsável por coletar e triar aproximadamente 200 ton/mês de resíduos, encaminhando-os para reciclagem.

Endereços

1) Rua Salvador Stefanelli, 266 – Jd. Zulmira

2) Rua Ourinhos, 241 – Jd. Leocádia

Horário de funcionamento: 08:00 – 17:00

Fone: (15) 3211-7458

2 – CORESO

A Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba – CORESO possui cerca de 50 cooperados, sendo responsável por coletar e triar aproximadamente 130 ton/mês de resíduos, encaminhando-os para reciclagem.

Endereços:

1) Rua Encarnação Rando Castelluci, 70 – Além Ponte

2) Rua José Henrique Dias, 215 – Pq. Vitória Régia

Horário de funcionamento: 08:00 – 17:00

Fone: (15) 3227.6608

Segue abaixo, em link, as rotas que são realizadas por cooperativa.

3 – RESÍDUOS ELETRÔNICOS, PILHAS E BATERIAS

Equipamentos eletroeletrônicos, como celulares, computadores, impressoras, máquinas fotográficas, calculadoras, bem como as pilhas e baterias, são produtos que podem conter elementos tóxicos e cujo descarte incorreto pode causar danos ao meio ambiente. Por este motivo, a Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a cooperativa Coopereso, disponibiliza um local para entrega voluntária desses resíduos, sem custos à população.

Endereço: Rua Ourinhos, 241 – Jd. Leocádia

Horário de funcionamento: 08:00 – 17:00

Fone: (15) 3211-7458

Destaques

Fique por dentro

Notícias

Veja as principais notícias do município.

Contato

Palácio dos Tropeiros Avenida Rudolf Dafferner, 65 Alto da Boa Vista – Sorocaba – SP T. 3331.7030 e 3331.7031

E-mail: serpo@sorocaba.sp.gov.br

Central de Atendimento On-line

Os serviços da prefeitura todos num só lugar. Simples, fácil e ágil.